Brasil

Gasolina brasileira passa a ter 30% de etanol a partir desta sexta-feira (1°)

89

Entrou em vigor nesta sexta-feira (1°) a nova composição da gasolina comum produzida no Brasil, que passa a conter 30% de etanol anidro, conforme determinação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A mudança representa um aumento de 2,5 pontos percentuais em relação à mistura anterior, que era de 27,5%.

Com a nova formulação — conhecida como gasolina E30 —, há expectativa de que o preço do litro caia até R$ 0,11 nos postos. No entanto, o repasse deve ocorrer gradualmente, já que os estoques produzidos em julho, com 27% de etanol, ainda estão em distribuição e serão comercializados nos primeiros dias de agosto. Dessa forma, os motoristas devem começar a abastecer com a nova mistura somente nas próximas semanas.

📲 Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower

Além do aumento do teor de etanol, o governo federal também aprovou uma elevação na octanagem da gasolina comum, que passou de 93 para 94 RON. Esse índice mede a resistência da gasolina à detonação e, quanto maior, mais eficiente tende a ser o combustível. A gasolina premium, por sua vez, permanece com 95 RON e 25% de etanol anidro.

@portaltpower
Conectado na notícia!

Impactos para os motoristas

A principal consequência prática da mudança é o possível aumento no consumo de combustível. Isso porque o etanol tem menor poder calorífico em comparação à gasolina: fornece cerca de 70% da energia por litro. Ou seja, veículos flex devem consumir mais para percorrer a mesma distância.

Por outro lado, o acréscimo da octanagem pode trazer uma leve melhora no desempenho dos motores. Segundo especialistas, a potência máxima pode crescer entre 1% e 2% quando o motor opera com etanol, o que poderá ser sentido em condições específicas de uso.

📸 Siga o tpower no Instagram

Razões para a mudança

Entre os motivos para a adoção da nova mistura, o governo aponta a redução da dependência externa de petróleo, cujos preços variam com o mercado internacional e são cotados em dólar. O etanol, por ser produzido localmente a partir da cana-de-açúcar, oferece maior estabilidade ao setor.

Outro ponto destacado são os ganhos ambientais. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), testes comprovaram que a nova composição torna os veículos menos poluentes.

Percentual pode subir ainda mais

Embora o limite atual estabelecido seja de 30%, já há planos em estudo para elevar a mistura para até 35% nos próximos anos, reforçando ainda mais o uso do biocombustível na matriz energética nacional.

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Brasil

Câmara aprova projeto de licença-menstrual

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana um projeto que estabelece...

Brasil

Lula sanciona lei proposta por Moro que busca endurecer combate ao crime organizado

Foi sancionada pelo presidente Lula nesta quinta-feira (30) uma lei que cria...

Brasil

“De vítimas, só tivemos os policiais”, diz o governador sobre megaoperação no Rio

Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (29), o governador do Rio de...

Brasil

Mensagens revelam que chefes do Comando Vermelho organizavam torturas e punições em comunidades do Rio

As investigações que deram origem à megaoperação desta terça-feira (28) — a...

error: Content is protected !!