Uma história de coragem e presença de espírito chamou a atenção em São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central de Minas Gerais. Luana Soares Peixoto, de apenas 10 anos, salvou a vida da pequena Alice Valentina Souza, de 3 anos, que se engasgou ao comer uma paçoca na comunidade rural de Fernandes.
O caso aconteceu recentemente e foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (23). Segundo o relato da estudante, ela notou que a vizinha estava ficando vermelha e sem respirar. Enquanto as mães tentavam ajudar com tapas nas costas da criança, Luana interveio e aplicou a manobra de Heimlich — um procedimento de primeiros socorros para desobstrução das vias aéreas — conseguindo desengasgar a menina.
📲 Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower
“Percebi que ela ficou vermelhinha e sem respirar, minha mãe e a mãe da Alice deram tapas nas costas e eu disse que estava errado. Daí, eu cheguei atrás dela, agachei e fiz a manobra que o sargento Fabrício me ensinou na escola, conseguindo desengasgar ela”, contou Luana.
O conhecimento que salvou a vida de Alice foi adquirido durante a participação da menina no projeto institucional “Bombeiro nas Escolas”, promovido pelo Corpo de Bombeiros. As oficinas foram ministradas pelo sargento Fabrício Carneiro, que expressou orgulho ao saber que a técnica foi colocada em prática por uma das alunas.
Somente em 2025, cerca de 172 crianças participaram do projeto em São Gonçalo do Rio Abaixo. Em reconhecimento à atitude de Luana, militares do Corpo de Bombeiros visitaram a jovem heroína na última segunda-feira (21), destacando a importância da educação em primeiros socorros desde a infância.
tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!