Brasil

Pressão de 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

88

O 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado nesta quinta-feira (18), marcou uma mudança significativa nas diretrizes para o diagnóstico da hipertensão. De acordo com a nova orientação, a pressão arterial com valores de 12 por 8 (120-139 mmHg sistólica e/ou 80-89 mmHg diastólica) passa a ser classificada como pré-hipertensão.

Essa nova classificação acompanha as diretrizes internacionais, que já haviam sido anunciadas no Congresso Europeu de Cardiologia no ano anterior.

Outra mudança importante se refere à meta de tratamento. Agora, para todos os pacientes diagnosticados com hipertensão, o valor da pressão arterial recomendado para o tratamento é abaixo de 13 por 8 (<130/80 mmHg). Essa meta se aplica a todos os indivíduos com pressão alta, sem distinção de idade, sexo ou a existência de outras condições de saúde.

Segundo os autores da pesquisa, a decisão de reduzir esses limites é uma estratégia para diminuir os riscos de complicações graves, como infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência renal.

Vale lembrar que, no ano em que a medida de 12 por 8 passou a ser considerada alta internacionalmente, a pressão ideal foi redefinida para 12 por 7 (120/70 mmHg).

A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica caracterizada por manter os níveis de pressão arterial elevados.

Artigos relacionados

Brasil

Pai mata filha de 15 anos com golpes de machado e tira a própria vida na Bahia

Uma adolescente de 15 anos foi encontrada morta após sair de casa...

Brasil

Projeto cria 13º salário para beneficiários do Bolsa Família

Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados pode garantir...

Brasil

Nova lei pode criar taxa para circulação de veículos nas cidades

O Congresso Nacional deu um passo decisivo na criação do novo marco...

Brasil

Caso “pintou um clima”: STF decidirá recurso de Bolsonaro contra multa de R$ 150 mil

O recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a condenação ao...

error: Content is protected !!