O inverno de 2025 está se mostrando bem diferente do ano passado, com mais dias frios que quentes no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste. No entanto, a segunda quinzena de agosto será marcada por uma mudança significativa no clima: um bloqueio atmosférico se forma sobre o interior do Brasil, trazendo de volta o calor e dando início a um período de veranico.
Com o afastamento do ar polar e o fortalecimento de uma massa de ar seco no Brasil Central, a direção dos ventos muda. Antes vindos do sul e sudeste, os ventos passam a soprar do norte e nordeste, transportando ar mais quente. A combinação de ventos quentes e dias ensolarados deve elevar as temperaturas, principalmente nas tardes, com máximas bem acima da média para a estação.
📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower
Este será o terceiro veranico de 2025, começando na quarta-feira (20) e podendo se estender até 25 de agosto. Áreas em vermelho nos mapas meteorológicos podem registrar calor intenso, com temperaturas cerca de 5 °C acima da média. Já as regiões em laranja — que incluem desde o norte de Santa Catarina até partes do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rondônia — devem ter máximas de 3 a 5 °C acima do normal.
Apesar do calor, a Climatempo alerta que o fenômeno será passageiro: uma forte massa de ar polar deve avançar sobre o país na virada de agosto para setembro, trazendo nova queda de temperatura.
tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!