Minas Gerais

Minas Gerais confirma foco de gripe aviária e decreta emergência sanitária

188

O governo de Minas Gerais confirmou, nesta terça-feira (27), um foco de gripe aviária no estado. A infecção foi identificada em uma ave ornamental criada em um sítio localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Diante da situação, o governador Romeu Zema (Novo) decretou emergência sanitária por 180 dias, por meio de uma edição especial do Diário Oficial.

Segundo o texto assinado pelo chefe do Executivo, as medidas de monitoramento, prevenção e análise de riscos serão adotadas em conjunto com o setor privado e órgãos públicos, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e os protocolos sanitários vigentes.

Em vídeo divulgado à imprensa, o vice-governador Mateus Simões (Novo) esclareceu que o contágio da ave ocorreu pela passagem de aves migratórias. “É um risco que infelizmente acontece. E repito, todas as providências estão sendo tomadas. Todos os recursos físicos, estruturais e financeiros estão já à disposição das nossas autoridades sanitárias e não há qualquer risco no consumo de carne ou de ovos”, reforçou.

@portaltpower
Conectado na notícia!

O caso representa o segundo registro da doença em Minas. Em 2023, um pato de vida livre foi diagnosticado com a Influenza Aviária de Baixa Patogenicidade (H9N2). Desta vez, trata-se da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), uma forma mais agressiva do vírus.

De acordo com nota oficial, as medidas adotadas seguem o Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, elaborado em 2022 após o primeiro foco da doença na América do Sul. O documento estabelece ações conjuntas entre União, Estados e o setor produtivo.

O governo ressaltou que, até o momento, não há qualquer impacto na produção avícola mineira. Entre as ações de controle estão a biosseguridade em granjas comerciais, campanhas de educação sanitária, vigilância em propriedades de risco, cadastro e vistoria de criatórios de subsistência, além de medidas sanitárias nas áreas com foco confirmado.

A transmissão da doença para humanos é considerada rara e, segundo o governo, só pode ocorrer em situações de exposição a altas cargas virais ou em pessoas com imunidade comprometida. “A Influenza Aviária não é transmitida pelos alimentos, desde que esses sejam bem cozidos”, destacou a nota.

TPOWER – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Minas Gerais

Motorista perde o controle do carro e atinge três crianças

Na tarde desta quarta-feira (04), um acidente mobilizou moradores da Rua Ervália,...

Minas Gerais

Diamante avaliado em R$ 16 milhões é encontrado em Minas Gerais

Um diamante bruto de aproximadamente 647 quilates foi encontrado em Coromandel, na...

Minas Gerais

Mineira, ex-miss e freira: beleza de irmã Eva chama atenção e vídeo viraliza

Freira viraliza ao vender artigos religiosos em bar de Goiânia: “É muito...

Minas Gerais

Conta de luz fica mais cara em Minas Gerais a partir desta quarta-feira

A partir desta quarta-feira, 28 de maio de 2025, a conta de...