Brasil

Preço da carne sobe mais de 20% em um ano no Brasil, mesmo com tarifaço imposto por Trump

140

As tarifas aplicadas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos de exportação brasileiros não provocaram o efeito esperado no mercado interno. A expectativa era de que, com a redução das vendas para os americanos, sobraria carne no Brasil, pressionando os preços para baixo.

O que ocorreu foi o contrário: a cotação da arroba do boi gordo – valor pago aos pecuaristas – vem se mantendo em torno de R$ 300 há quase um ano, e o preço da carne subiu mais de 20% no país no mesmo período.

De janeiro a agosto de 2025, as exportações brasileiras de carne aumentaram 34%. Outros mercados ampliaram as encomendas: a China elevou suas compras em 41% e o México em mais de 250%. Com isso, os Estados Unidos, que eram o segundo maior destino da carne brasileira, caíram para a sexta posição no ranking de importações.

Enquanto o cenário favorece os pecuaristas, que registram alta no faturamento, os consumidores seguem pagando caro nos açougues. Mesmo com pequenas quedas recentes, os valores ainda não compensaram a inflação acumulada no último ano.

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Brasil

Recolhimento de produtos da Ypê: veja o que fazer e como entrar em contato com a empresa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientou consumidores a interromper imediatamente...

Brasil

IPVA pode mudar e passar a ser cobrado pelo peso dos veículos

Uma proposta em análise na Câmara dos Deputados pode mudar a forma...

BrasilMinas Gerais

Pesquisa Atlas: Minas mostra cenário imprevisível com empate na eleição presidencial

  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em cenário...

Criança celular
Brasil

Meta firma acordo para combater trabalho infantil irregular nas redes sociais

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de São...