A Anvisa determinou a apreensão e proibiu a venda de medicamentos injetáveis conhecidos como “canetas emagrecedoras do Paraguai”, comercializados sem registro no Brasil. A decisão também veta a fabricação, importação, distribuição, propaganda e uso desses produtos em todo o território nacional.
De acordo com a agência, a medida atinge medicamentos à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, além de produtos à base de retatrutida de todas as marcas. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e estabelece que as ações de fiscalização se aplicam a quaisquer pessoas físicas, jurídicas ou veículos de comunicação que comercializem ou divulguem esses medicamentos.
Atualizações constantes ao longo do dia. Acompanhe o @portaltpower
No Brasil, a única tirzepatida aprovada pela Anvisa é o Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly. O medicamento foi registrado em 2023 para o tratamento do diabetes e, em junho de 2025, teve a indicação ampliada para o tratamento da obesidade e do sobrepeso com comorbidade. A comercialização é permitida apenas em farmácias regularizadas e mediante apresentação de receita médica.
Já a retatrutida, também desenvolvida pela Eli Lilly, ainda está em fase de testes. Apesar de resultados considerados promissores em estudos clínicos, a eficácia e a segurança do medicamento continuam em avaliação, e o processo de aprovação regulatória ainda não foi iniciado.
Compartilhe – @portaltpower
Conectado na notícia!