Brasil

Inflação desacelera para 0,18% em novembro e registra menor nível para o mês em sete anos

68

A inflação oficial do país perdeu força em novembro e alcançou o menor nível para o mês em sete anos. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,18% no período.

Com o resultado, o índice acumula alta de 3,92% em 2024. No recorte dos últimos 12 meses, a inflação ficou em 4,46%, abaixo dos 4,68% registrados no período anterior. Em novembro de 2024, o IPCA havia sido de 0,39%.

O desempenho veio ligeiramente abaixo do projetado pelo mercado, que esperava alta de 0,20% no mês e inflação de 4,5% no acumulado em 12 meses. Mesmo assim, o indicador permanece dentro da faixa de tolerância do Banco Central, que adota meta de 3% ao ano e admite variação até o teto de 4,5%.

A variação de novembro também representa o menor resultado para o mês desde 2018, quando o índice havia recuado 0,21%.

Entre os nove grupos pesquisados pelo IBGE, cinco registraram aumento de preços. Despesas pessoais (0,77%) e habitação (0,52%) foram os principais destaques, contribuindo cada um com 0,08 ponto percentual no IPCA. Em seguida apareceram vestuário (0,49%), transportes (0,22%) e educação (0,01%).

 

Artigos relacionados

Brasil

Nova lei pode criar taxa para circulação de veículos nas cidades

O Congresso Nacional deu um passo decisivo na criação do novo marco...

Brasil

Caso “pintou um clima”: STF decidirá recurso de Bolsonaro contra multa de R$ 150 mil

O recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a condenação ao...

Brasil

Quaest: Flávio Bolsonaro encurta distância e eleição mostra novo equilíbrio

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) aponta que o senador Flávio Bolsonaro...

Brasil

PL tenta convencer Zema a ser vice de Flávio Bolsonaro

Mesmo afirmando publicamente que não pretende abrir mão de disputar a Presidência...

error: Content is protected !!