Brasil

Lula defende retorno de ex-dirigentes condenados ao comando do PT durante encontro nacional

24

Durante o 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, realizado neste fim de semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu publicamente o retorno de antigos dirigentes da legenda, que foram condenados nos escândalos do Mensalão e do Petrolão, à direção nacional do partido.

No discurso, Lula citou diretamente o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, os ex-tesoureiros Delúbio Soares e João Vaccari Neto, além do ex-presidente do partido José Genoino. Para o presidente, é necessário reconhecer os erros cometidos no passado e reintegrar figuras históricas à estrutura partidária.

“Precisamos, daqui pra frente, reparar os erros que cometemos. Se a gente não comenta os erros, podemos continuar cometendo. E eu queria dizer pra vocês que tô feliz que o companheiro Delúbio está presente aqui nessa plenária, que o Vaccari também tá aqui. Acho extremamente importante a volta do Zé Dirceu para a direção nacional do PT, acho que o companheiro Genoíno deveria estar nessa também”, declarou Lula, sob aplausos da militância.

📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower

📸 Siga o tpower no Instagram

Logo após a fala, a plateia entoou gritos em apoio a José Dirceu, que teve suas condenações no âmbito da Lava Jato anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão do STF foi uma extensão do entendimento que declarou a suspeição do então juiz Sergio Moro, o que também beneficiou Lula e outros condenados.

Com as sentenças anuladas, José Dirceu planeja disputar uma vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo nas eleições de 2026. A possível candidatura conta com o apoio do próprio Lula e é admitida pelo ex-ministro, que ocupou o cargo por dois mandatos antes de ser cassado, em 2005, no auge da crise do Mensalão.

Delúbio Soares e José Genoino também foram condenados no escândalo do Mensalão, enquanto João Vaccari Neto foi sentenciado no caso do Petrolão. Este último também teve sua condenação anulada pelo STF.

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Brasil

EUA reagem à decisão de Moraes e prometem sanções a apoiadores

O Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental, ligado ao Departamento de Estado...

Brasil

Alexandre de Moraes determina prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na...

Brasil

Programa Carro Sustentável impulsiona vendas de veículos 1.0 em julho

As vendas de carros 1.0 com até 115 cv cresceram 13% em...

Brasil

Ex-jogador acusado de tentativa de feminicídio denuncia agressões na prisão

Igor Eduardo Pereira Cabral, ex-jogador de basquete preso por espancar brutalmente a...