O frio desta semana mal passou e já há previsão de nova onda de baixas temperaturas. Uma forte massa de ar frio deve avançar sobre o Centro-Sul do Brasil no fim de outubro, provocando uma nova queda nas temperaturas e trazendo um cenário incomum para esta época do ano, segundo a MetSul Meteorologia.
O fenômeno será impulsionado por um sistema de alta pressão sobre a Patagônia, que empurrará o ar gelado em direção ao Uruguai, Paraguai, Argentina e grande parte do território brasileiro. A formação de um ciclone extratropical no oceano também ajudará a deslocar essa massa de ar para o norte.
Diferente de outras frentes frias típicas da primavera, essa terá uma trajetória mais continental — ou seja, avançará pelo interior da América do Sul — o que tende a provocar temperaturas mais baixas que o normal.
Apesar disso, os meteorologistas afirmam que a nova massa de ar frio pode não ser tão intensa quanto a anterior, já que o ar não estará tão seco e haverá áreas de instabilidade, com chuva entre o norte do Rio Grande do Sul e o Sudeste do país.
A MetSul alerta que as temperaturas máximas ficarão bem abaixo da média climatológica para o período, e que o contraste entre o calor previsto para domingo (26) e início da próxima semana com o novo resfriamento poderá ser sentido por grande parte da população.