O mês de abril marca o início efetivo do outono no Brasil, trazendo mudanças significativas no padrão de temperatura e chuvas. A previsão da Climatempo indica que o período deve ter precipitação abaixo da média em grande parte do país, enquanto as primeiras massas de ar frio começam a atuar.
Tradicionalmente, abril é um mês de redução gradual das chuvas, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste. No entanto, no litoral paulista e fluminense, a passagem de frentes frias pode provocar episódios de chuva intensa. Isso ocorre devido ao Atlântico Sul mais quente do que o normal, aumentando a umidade e favorecendo a formação de nuvens carregadas.
Na segunda quinzena do mês, a frequência e o volume das precipitações devem diminuir nessas regiões, dando início ao período de estiagem que se intensifica em maio. Já as massas de ar frio começam a influenciar o clima, com destaque para duas ondas mais intensas: uma no fim da primeira quinzena e outra no encerramento do mês.
Ainda assim, o que deve predominar em abril são os dias quentes. Os períodos de temperatura baixa ou amena serão curtos no centro-sul do Brasil, e a previsão é de que o mês termine com temperaturas acima da média na maior parte do país.
A expectativa é de que, no fim do mês, uma massa de ar frio de origem polar avance com mais intensidade, derrubando as temperaturas principalmente no Sul, mas também em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e parte de Mato Grosso.
TPOWER – @portaltpower
Conectado na notícia!