Brasil

Puxado pelas mulheres, casamentos homoafetivas batem recorde no Brasil em 2023

27

O Brasil registrou, em 2023, o maior número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo desde que a união civil homoafetiva foi autorizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2013. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (16) pelo IBGE, foram contabilizados 11.198 casamentos desse tipo — o maior número da série histórica.

Essas uniões representaram 1,9% do total de casamentos civis realizados no país no ano passado. Em contraste com a tendência geral de queda nos casamentos, os registros entre casais do mesmo sexo cresceram 1,6% em comparação com 2022. O aumento foi puxado principalmente pelas uniões entre mulheres, que subiram 5,9%. Já os casamentos entre homens caíram 4,9%.

Outro dado que chama a atenção é a idade média mais elevada entre os casais homoafetivos. Mulheres que se casam com outras mulheres têm, em média, 32,7 anos — contra 29,2 das que se casam com homens. Entre os homens, a média é de 34,7 anos, frente a 31,5 entre aqueles que se casam com mulheres.

Apesar do avanço das uniões homoafetivas, o número total de casamentos voltou a cair no Brasil. Foram registrados 940.799 casamentos civis em 2023, o que representa uma queda de 3% em relação a 2022. Segundo a pesquisadora do IBGE, Klivia Brayner, o recuo está relacionado a transformações culturais e novos modelos de relacionamento adotados pela sociedade brasileira.

TPOWER – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Brasil

Comissão aprova aumento do limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou...

Brasil

Veja aqui o julgamento de Jair Bolsonaro e aliados por suspeita de tentativa de golpe de Estado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) continua com o julgamento...

Brasil

Uso de cheques no Brasil cai, mas movimenta R$ 211 bilhões no 1º semestre de 2025

Mesmo com a popularização do Pix e dos cartões virtuais, o uso...

Brasil

Preço da carne sobe mais de 20% em um ano no Brasil, mesmo com tarifaço imposto por Trump

As tarifas aplicadas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos...

error: Content is protected !!