Uma intensa massa de ar polar continental está prestes a avançar pelo Brasil, marcando a chegada da primeira grande onda de frio de 2025. A previsão, segundo o Climatempo, é de quedas acentuadas de temperatura entre os dias 27 de maio e 1º de junho, com impactos esperados em diversas regiões do país.
O fenômeno terá início com uma frente fria que avança pelo Sul e pelo Paraguai no dia 27 de maio, provocando chuvas e instabilidades. A partir do dia 28, o ar polar começa a se espalhar pelo Sul do Brasil e pelo Mato Grosso do Sul. Entre os dias 29 e 30, a queda de temperatura atinge também o Sudeste, Centro-Oeste e até áreas da Região Norte, como Rondônia e Acre.
@portaltpower Conectado na notícia!
Um segundo pulso de ar polar, previsto para os dias 31 de maio e 1º de junho, deve reforçar o resfriamento, empurrando ainda mais o ar gelado para o interior do país. Essa característica continental da massa de ar, com pouca umidade, favorece uma queda de temperatura mais intensa.
Há possibilidade de geadas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de friagem na Região Norte. Temperaturas negativas podem ser registradas em áreas serranas do Sul e, dependendo das condições, até a ocorrência de neve não está descartada.
Especialistas recomendam atenção redobrada às atualizações meteorológicas, principalmente em regiões mais vulneráveis ao frio intenso. A população deve se preparar para enfrentar dias de baixas temperaturas.
TPOWER – @portaltpower
Conectado na notícia!