Brasil

Brasil denuncia pressão por tarifas na OMC e 40 países se unem em apoio

150

O Brasil criticou duramente nesta terça-feira (23) o uso de tarifas como ferramenta de pressão política durante reunião do Conselho Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra. Sem mencionar diretamente os autores da ameaça, o país se referiu à intenção de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

No discurso, a delegação brasileira alertou os demais 165 países-membros da OMC sobre o que classificou como “uma mudança extremamente perigosa em direção ao uso de tarifas como uma ferramenta em tentativas de interferir nos assuntos internos”. O Brasil também fez um apelo pela aceleração da reforma do sistema multilateral de comércio, baseado em regras comuns e previsíveis.

Durante o encontro, 40 países expressaram apoio à manutenção do atual sistema comercial global e à importância de uma reforma na OMC. Entre eles estavam a União Europeia (representando 27 países), China, Índia, Colômbia, Peru, Malásia, Canadá e Camarões.

O posicionamento brasileiro evidencia uma crescente preocupação de nações em desenvolvimento com o enfraquecimento das normas que regem o comércio internacional e a escalada de medidas unilaterais que comprometem a previsibilidade e a estabilidade dos mercados.

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

BrasilNegóciosParaguaçu

Marca de Paraguaçu se destaca vestindo artistas, jornalistas e celebridades de todo o Brasil

Há 16 anos no mercado brasileiro, a Ferrantelli vem consolidando seu nome...

BrasilParaguaçu

Inverno começa neste domingo e previsão indica frio intenso, geadas e chuva acima da média

O inverno de 2026 começa oficialmente às 5h24 deste domingo (21), horário...

Brasil

Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para 16 anos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou...

Brasil

PEC sobre redução da maioridade penal é adiada mais uma vez

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução da...