Brasil

Salário mínimo terá aumento de R$ 103,00 em 2026

240

O Ministério do Planejamento e Orçamento anunciou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo passará a ser de R$ 1.621 a partir de janeiro de 2026. O valor representa um aumento de R$ 103 em relação aos atuais R$ 1.518. A informação já havia sido antecipada pelo g1 mais cedo.

O reajuste de 6,79% será aplicado no início do ano, refletindo no pagamento de fevereiro. A correção segue a política que combina dois indicadores: a inflação acumulada em 12 meses pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) até novembro e o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores — neste caso, o PIB de 2024, que foi de 3,4%.

📲 Entretanto, a lei aprovada em dezembro do ano passado limitou o aumento real do salário mínimo a 2,5%, conforme o teto de gastos do arcabouço fiscal. Assim, o valor final considera a inflação de 4,4% acumulada até novembro deste ano, segundo o IBGE, somada a 2,5% de ganho real permitido pela legislação.

 

Artigos relacionados

Brasil

Apuração Eleições 2026

⏰ Início da apuração previsto para as 17h. ‼️ Em trocar eleição,...

Brasil

ACOMPANHE sessão do STF que analisa relatório da PF sobre relação entre Moraes e Vorcaro Documento da PF aponta conversas

Documento da PF aponta conversas entre o ministro e o ex-banqueiro, pivô...

Brasil

Brasil pode ter seis ondas de calor entre setembro e dezembro

O Brasil pode enfrentar pelo menos seis ondas de calor entre setembro...

Brasil

Projeto pode impedir menores de 15 anos de usar bicicletas elétricas no Brasil

Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados prevê idade...